Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

- Acredita-se que a primeira salga para conservação de alimento foi realizada enterrando-se o alimento na praia, onde a água do mar realizava a cura.

- Incas, Mais e Astecas elaboravam um produto dessecado com carne de Ihamas cortada em tiras e chamavam de xarqui, do dialeto quíchua.

- A feijoada encontra similares na culinária de todo o mundo. Alguns pratos são: o cassoulet francês, a feijoada à transmontana de Portugal, a paella ou a fabada asturiana de Espanha.

- O pantaneiro tem hábito de acordar muito cedo e no seu alimento matutino tem o hábito de se alimentar muito bem. Esse hábito tem o nome de quebra-torto, que é praticamente um café reforçado, com pão, arroz com carne seca, café e outras delícias proporcionadas pela vasta planície.

- No ranking dos pratos mais típicos do Brasil feito pelo site www.osdezmais.com a carne seca está presente ou pode vir a fazer parte de muitos deles. Veja: Feijoada, Acarajé, Vatapá, Churrasco, Tutu, Pão de Queijo, Carne seca, Paçoca, Camarão na Moranga e Arroz e Feijão .

- Os Bandeirantes, responsáveis pela conquista do interior do Brasil, penetravam nos sertões brasileiros levando carne entre a sela e o lombo do cavalo sendo salgada pelo suor do mesmo.

Em breve traremos mais curiosidades para você se divertir e aprender.